top of page

DÚVIDAS

1) Para quais fins o container pode ser utilizado?

O container pode ser utilizado para diversos fins voltados para a área da construção civil, tendo como exemplos a construção de: casas, lojas, shoppings, escritórios, guarda-volumes, dentre outros. A variedade de opções que o container oferece é tão diversificada que pode ser, inclusive, utilizado para instalação de piscinas em residências.

2) Quais os primeiros passos para iniciar uma construção utilizando container?

Deve ser avaliado o terreno para verificar se a carreta que faz o transporte do container conseguirá realizar a entrega no local desejado. Após feita esta análise, passa-se para a realização do projeto arquitetônico completo. E por fim a execução da construção.

3) Quais as diferenças entre a construção de alvenaria e a construção de container?

Inicialmente cumpre destacar que a construção de container não concorre com a construção de alvenaria, pelo o fato de atenderem a públicos distintos. Na construção de container o cliente geralmente visa flexibilidade na construção, sustentabilidade, baixo custo, desmobilização rápida de todo o empreendimento, podendo o comprador mudar-se de terreno a qualquer momento, ou vender o material investido e utilizar seu terreno para outros fins. Já nas construções de alvenaria o perfil da construção é outro, atingindo o público mais conservador, o qual preza pela estrutura fixa da construção. Além do mais a construção em container é considerada um ícone “verde”, por estar em conformidade com as questões ambientais, e por ser uma construção sustentável, prezando pelo reaproveitamento de diversos materiais que seriam descartados, ou inutilizados. E ainda, essa solução permite uma versatilidade de design, funcionalidade e conforto.

4) Quais as dimensões do container?

Importante esclarecer que existem diversos tipos de containers, no entanto somente dois deles são mais utilizados nas construções devido as suas dimensões, sendo eles o “DRY STANDARD” e o “DRY HIGH CUBE”. Aproximadamente 15 m² (20 pés) e 30 m² (40 pés).

Nossa empresa utiliza os containers “High Cube”, nas dimensões abaixo descritas:

Standard 20 Pés: - Medida Externa 06,19m X 2,44m X 2,59m (altura) - Medida Interna 06,02m X 2,35m X 2,39m (altura) / Peso: 2.300 kg

High Cube (HC) 40 Pés: - Medida Externa 12,19m X 2,44m X 2,89m (altura) - Medida Interna 12,02m X 2,35m X 2,69m (altura) / Peso: 4.000 kg

5) Se a construção com container é pré-fabricada, qual a necessidade de se fazer um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico nas construções de container é de suma importância, pois somente através dele que é possível:

*Ter uma referência do que o cliente deseja para sua construção;

*Avaliar as questões de ventilação e isolamento térmico e acústico do imóvel;

*Estabelecer o custo da construção;

*Visualizar a logística de mobilização;

*Permitir que o cliente tenha a noção real do design da sua construção.

6) Por ser o container feito de metal, não seria o imóvel muito quente em seu interior?

Não, as temperaturas no interior do container são as mesmas de uma construção de alvenaria, pelo fato de ser feito um trabalho de isolamento térmico e acústico, utilizando-se lã de rocha, lã de PET (ecológico), EPS ou utilização de tinta térmica. Além disso, o projeto arquitetônico irá estabelecer pontos de ventilação, garantindo o conforto do imóvel. 

7) Qual a durabilidade da estrutura feita de container? E por ser feito de metal, não enferruja?

A vida útil do container marítimo é longa, especialmente pelo fato de ter sido criado para aguentar condições adversas de temperatura e tempo. Assim, quando utilizado para a construção, realizadas as manutenções necessárias, o imóvel pode durar por algumas gerações. Uma das precauções que deve ser tomada é o isolamento do container com tinta apropriada, para que não descasque ou tenha problemas com ferrugem, feito isso não há necessidade de se preocupar por um bom tempo.

8) Estou exposto há algum risco caso um raio atinja a construção de container?

Não, porque o imóvel construído com container terá o mesmo princípio dos carros e aviões, no qual quando atingido por um raio em sua superfície a carga elétrica irá se espalhar por toda a superfície de forma uniforme, sendo que no interior do container o campo elétrico acaba se anulando.

9) É necessário realizar alguma manutenção na construção de container?

Sim, é necessário realizar manutenções neste gênero de construção, como em qualquer outro estilo de construção.

10) As paredes, os pisos e o forro da construção em container são feitos de quais materiais de revestimentos?

Os revestimentos utilizados na construção de container são os mesmos utilizados nas construções convencionais, modificando-se apenas em relação ao revestimento termoacústico, o qual pode ser feito de lã de rocha, lã de PET, EPS, poliuretano, dentre outros materiais. Assim, pode-se utilizar como revestimentos nessa modalidade de construção: gesso, madeira, porcelanato, cerâmica, textura, papel de parede, compensado e etc.

11) É necessário realizar algum tipo de preparação no solo do terreno para receber o container?

Sim, é necessária uma preparação do terreno para receber o container, pois o mesmo não pode ficar em contato direto com o solo, o que pode ser feito de duas maneiras: quando o container for permanecer por longo período no terreno realiza-se uma base de concreto; já se a construção for temporária pode-se utilizar de uma base de madeira.

12) A construção em container é temporária ou permanente?

A construção pode ser tanto permanente quanto temporária, pois cabe ao proprietário decidir se moverá sua estrutura para outro local ou não. Ademais, o fato de se realizar uma construção de grande porte não impede de o proprietário mover a estrutura conforme a sua conveniência.

13) Qual o valor do m² de uma construção de container?

O custo do m² de uma construção de container dependerá do padrão de acabamento da construção, se será de baixo custo ou de custo elevado. Leva-se em consideração, também, a complexidade da construção, a localização, a quantidade de cômodos do imóvel, bem como se será incluído no projeto as despesas com transporte, instalações elétricas e hidrosanitárias externas, dentre outras. Assim, o m² de uma construção de container pode variar entre R$ 2.000,00 (dois mil reais) a R$ 5.000,00 (cinco mil reais).

14) Quanto tempo leva-se para concluir uma construção em container?

Dependerá do tamanho, da complexidade da construção e do estilo de acabamento escolhido. Sendo os fatores que influenciam no prazo de entrega da construção, no entanto uma construção em container terá no máximo a metade do prazo de entrega de uma construção em alvenaria.

15) Quais as formas de pagamento para a construção nesta modalidade?

Será feito conforme combinado entre a empresa responsável pela construção do imóvel e o cliente, geralmente é feito de acordo com o cronograma físico financeiro da obra, ou seja, por etapas.

16) Consigo financiar a construção da minha casa em container?

Não, infelizmente os bancos ainda não oferecem linhas de crédito, financiamentos, consórcios para esta modalidade de construção.

bottom of page